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Trocas, Devoluções e Cancelamentos

A CHIPMAN dedica-se a oferecer a melhor experiência aos seus Clientes. Isso estende-se à política de assistência, com foco em atender a toda e qualquer necessidade do Cliente. 

Ao adquirir um artigo na nossa Loja Online (em www.chipman.pt) ou num dos nossos espaços comerciais (ler 1.1 para mais informações sobre a garantia em espaço comercial), o cliente está automaticamente coberto pela Garantia de Satisfação, ao abrigo da qual poderá trocar um artigo nos primeiros 14 (catorze) dias, caso este não tenha ido de encontro às suas expectativas.

1. Garantia de Satisfação

1.1 Resoluções de Contrato 

Sem prejuízo dos direitos de devolução que lhes assistam nos termos previstos abaixo, a CHIPMAN garante aos seus Clientes um prazo de 14 (catorze) dias para verificar se o artigo adquirido corresponde às suas expetativas. Caso, no decurso desse prazo, verifique que o artigo adquirido não corresponde às suas expetativas, poderá solicitar-nos a sua devolução ou troca por outro(s) artigo(s) comercializado(s) pela CHIPMAN.

Resolução de contratos (devoluções) - compras à distância (efetuadas em www.chipman.pt)

Para compras à distância (online e a receber na morada via transportadora), a Lei Portuguesa estabelece ao consumidor um prazo de 14 dias (vulgarmente conhecido como período de reflexão) após tomar posse física dos bens, durante o qual pode devolver o(s) artigo(s) sem a necessidade de indicar um motivo. Frisamos que o cliente tem 14 dias após solicitar o pedido de devolução para fazer chegar às nossas instalações o equipamento em questão.

Nos casos de livre Resolução de Contrato, os portes de devolução ficam a cargo do consumidor, conforme estipulado no n.º 2 do artigo 13º do Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de Fevereiro.

Resolução de contratos (devoluções) - compras efetuadas diretamente em espaço comercial

Para compras efetuadas diretamente em espaço comercial, ao contrário do que acontece nas compras à distância, a Lei Portuguesa não estabelece a obrigatoriedade da empresa vendedora (neste caso a CHIPMAN) aceitar a Resolução de Contrato (Devolução) caso esse artigo esteja em conformidade.

 

Nestes casos, apesar da Lei Portuguesa não impor à empresa vendedora a aceitação da devolução do bem adquirido pelo consumidor, a CHIPMAN, por cortesia com os seus Clientes, poderá após análise, aceitar essa devolução nos primeiros 14 dias após a compra, porém, o reembolso apenas poderá ser feito via nota de crédito. Esta nota de crédito poderá ser descontada parcialmente ou na totalidade em novas compras na CHIPMAN, após ter sido atribuída à conta de Cliente. A nota de crédito tem a validade de 1 ano.

 

Nota: Levantamento de encomendas no espaço comercial decorrente de reservas ou compras previamente feitas através da Loja Online, será aplicada a legislação que rege as compras efetuadas diretamente no espaço comercial, não contando desta forma como uma compra efetuada à distância.

 

Para que o artigo possa ser trocado, tem que respeitar as condições previstas em baixo no Ponto 3 (CONDIÇÕES DO ARTIGO A TROCAR OU DEVOLVER), estando na condição original em que lhe foi vendido por nós.

A presente Garantia e direito a troca não é aplicável a nenhum dos artigos previstos em baixo no Ponto 4 (ARTIGOS NÃO SUJEITOS A TROCAS OU DEVOLUÇÕES).

 

1.2 Dar Início ao Processo de Troca

Para dar início ao processo de troca basta dirigir-se a uma loja CHIPMAN com o artigo e a sua fatura, ou, caso não tenha essa possibilidade, terá de abrir um pedido de RMA na central de ajuda na loja online da CHIPMAN (em www.suporte.chipman.pt). Posteriormente deve enviar o artigo via transportadora para o Armazém da CHIPMAN, ficando o valor dos portes da devolução a cargo do Cliente.

CHIPMAN

Avenida Conde de Oeiras 25-A,
 2720-125 Amadora, Lisboa, Portugal.

 

A CHIPMAN analisará as condições do artigo e reserva-se o direito de rejeitar a sua troca, caso em que entrará em contacto Cliente para que este proceda, a suas expensas, à recolha do mesmo. Poderemos aceitar, mediante análise caso a caso, agendar a recolha e envio para a morada indicada pelo Cliente, sem prejuízo de requerer ao Cliente o pagamento necessário para tal transporte.

1.3 Reembolso e Troca por Novos Artigos

Caso a CHIPMAN determine que o artigo está em condições de ser trocado e dentro do respetivo prazo de 14 (catorze) dias, emitirá uma nota de crédito a favor do Cliente pelo preço do produto trocado (valor na respetiva fatura). Esta nota de crédito poderá ser descontada parcialmente ou na totalidade em novas compras na CHIPMAN, quer seja na Loja Online (em www.chipman.pt) ou diretamente num dos nossos espaços comerciais, após ter sido atribuída à conta de Cliente. A nota de crédito tem a validade de 1 (um) ano.

 

1.4 Outros Direitos

A Garantia de Satisfação é prestada nos precisos termos acima indicados. Quaisquer direitos relativos a arrependimento e devolução, designadamente os abaixo indicados no Ponto 2 (DEVOLUÇÃO DE COMPRAS EM CHIPMAN.PT) são apenas aplicáveis a consumidores (pessoa singular que efetua a compra fora do âmbito de atividade comercial, industrial, artesanal ou profissional ou que, relativamente a um bem com uso misto, se verifica não ser a finalidade comercial predominante no contexto global do contrato de compra e venda). Caso o Cliente não se qualifique como um consumidor (por exemplo, se a compra tiver sido efetuada por uma empresa), e fora dos casos abrangidos pela Garantia de Satisfação, a apreciação de qualquer pedido de troca/devolução suscitado pelo Cliente ficará sujeito a apreciação casuística da CHIPMAN e poderá ser por esta recusado, de acordo com o seu livre critério.

 

2. Devolução de Compras em chipman.pt

2.1 Qual o prazo de devolução?

O consumidor pode proceder à devolução das compras efetuadas em chipman.pt no prazo de 14 dias, a contar da data da entrega ou da recolha em loja do produto. O consumidor tem também 14 dias após a data em que solicitou o pedido para fazer chegar o produto às nossas instalações, caso contrário o pedido de devolução, mesmo que pedido dentro do prazo de 14 dias do período de reflexão, será anulado.

2.2 Como é feito o reembolso?

O reembolso do consumidor é sempre feito através do mesmo método de pagamento da compra, salvo impossibilidade por parte da CHIPMAN por motivos de força maior. No caso de devolução, o reembolso será efetuado após a validação do cumprimento das condições de devolução descritas abaixo.

2.3 Qualquer artigo pode ser devolvido?

Qualquer artigo pode ser devolvido por um consumidor nos prazos acima mencionados desde que:

(i) Respeite as condições previstas em baixo no Ponto 3 (CONDIÇÕES DO ARTIGO A TROCAR OU DEVOLVER); e

 

(ii) Não corresponda a nenhum dos artigos previstos em baixo no Ponto 5 (ARTIGOS NÃO SUJEITOS A TROCAS OU DEVOLUÇÕES).

A CHIPMAN esclarece que no que respeita a compras efetuadas em chipman.pt o consumidor tem o direito de inspecionar, com o devido cuidado, a natureza, as características e o funcionamento do bem, mas que este pode ser responsabilizado pela depreciação do bem, se a manipulação efetuada para inspecionar a natureza, as características e o funcionamento desse bem exceder a manipulação que habitualmente é admitida em estabelecimento comercial.

No caso de violação de algum destes pontos, reservamo-nos o direito de rejeitar a devolução (e o consequente reembolso) ou a troca ou de repercutir o custo da depreciação do bem por inspeção/manipulação abusiva sobre o consumidor, nesse caso deduzindo do valor a reembolsar ou atribuir em crédito para novas trocas o valor económico da depreciação do bem.

 

2.4 Como fazer a devolução de um artigo comprado em chipman.pt?

Para devolver um artigo comprado em chipman.pt, o consumidor poderá:

(i) Dirigir-se a uma loja CHIPMAN com o artigo e a sua fatura; ou

(ii) Abrir um pedido de RMA na área reservada na loja online da CHIPMAN (www.suporte.chipman.pt) e enviar o artigo para as instalações da CHIPMAN com a indicação de “Devolução Comercial/RMA” (Avenida Conde de Oeiras 25-A, 2720-125, Amadora, Portugal).

 

Conforme no ponto 1.1. a CHIPMAN analisará as condições do artigo e reserva-se o direito de rejeitar a sua devolução, caso em que entrará em contacto com o Cliente para que este proceda, a suas expensas, à recolha do mesmo e podendo cobrar-lhe os custos com a recolha feita pela CHIPMAN. Poderemos aceitar, mediante análise caso a caso, agendar o envio para a morada indicada pelo Cliente, sem prejuízo de requerer ao Cliente o pagamento necessário para tal transporte.

3. Condições do Artigo a Trocar ou Devolver

A CHIPMAN informa que os bens devolvidos só serão aceites caso respeitem escrupulosamente as seguintes condições:

(i) O artigo devolvido tem de estar nas mesmas condições em que foi vendido, intacto e sem qualquer marca/dano de uso;

(ii) Terá de devolver o artigo juntamente com a sua embalagem, manuais e acessórios imaculados;

(iii) Juntamente com o bem devolvido, terá de juntar a fatura onde consta esse mesmo artigo.

Lembre-se: para que na devolução ou troca haja compensação do Cliente, mediante reembolso ou nota de crédito, o produto deverá estar em condições de poder ser revendido pela CHIPMAN. Quando devolver um produto, certifique-se de que o mesmo está em condições de ser adquirido por um outro Cliente. Considere, neste exercício, a sua própria pré-disposição individual para adquirir o produto que está a devolver, caso nisso houvesse interesse seu.

 

Atenção: No caso de devolução ou troca de um pequeno ou grande eletrodoméstico cuja sua venda está limitada exclusivamente à loja online (ou seja, não disponível para compra/levantamento diretamente em loja física CHIPMAN), deverá solicitar essa devolução ou troca via loja online, abrindo para isso um pedido de RMA na área reservada. 

 

4. Artigos Não Sujeitos a Trocas ou Devoluções

Salvo anomalia técnica, existem artigos que pela sua natureza (por questões de higiene, segurança, risco de transmissão de dados, recomendações do fabricante, etc.) não podem ser aceites para devoluções/trocas.

Sem prejuízo de outros direitos do Cliente, previstos aqui ou nas normas legais aplicáveis, não são aceites trocas ou devoluções de:

(i) Não são aceites trocas ou devoluções de auriculares/auscultadores/headsets, baterias, power banks, pilhas, cartões de memória, discos rígidos, consumíveis, software, material com assemblagem, acessórios para consolas, componentes electrónicos, ou outros equipamentos que representem a mesma natureza.

(ii) Não são aceites trocas ou devoluções de Vestuário, depiladoras, máquinas de barbear e cabelo, aspiradores, cadeiras já montadas, robôs de cozinha, processadores de alimentos, trotinetes, bicicletas, segways, televisões, portáteis, telemóveis, smartphones, smartwatches ou tablets que tenham os selos das embalagens da marca quebrados, ou outros equipamentos que representem a mesma natureza

(iii) Não são aceites trocas ou devoluções de equipamentos usados e/ou com marcas de usos.

(iv) Não são aceites trocas ou devoluções de produtos que já tenham sido ativados, instalados, encastrados, testados para além da recomendação do fabricante, grandes eletrodomésticos e pequenos eletrodomésticos sem embalagem original intacta e em condições de ser transportados adequadamente de acordo com as normas do fabricante/produtor, pedidos especiais e pedidos de produtos que necessitem de ser fabricados exclusivamente para o cliente.

Atenção: A CHIPMAN reserva-se no direito de recusar devoluções/trocas de artigos cujo seu Serial Number já tenha sido registado/associado a uma conta de utilizador nas plataformas online/apps dos mais variados fabricantes. A associação de um artigo (via Serial Number) a uma plataforma online/app poderá em muitos casos permitir que utilizadores já não na posse dos mesmos consigam controlar e rastrear estes artigos, estando estes a ser utilizados por terceiros. Por este motivo, a CHIPMAN adverte para a possível recusa de trocas/devoluções para a total proteção dos seus Clientes.

No caso de violação de algum destes pontos, não poderemos aceitar a devolução/troca (e o consequente reembolso ou emissão de nota de crédito).

 

5. Conselhos e Dicas 

Antes de se concluir uma compra, o Cliente deve certificar-se ao máximo que o produto que está a adquirir é realmente o que vai corresponder às suas expectativas e que irá estar de acordo com os seus interesses e ser apto para o uso que o Cliente lhe pretende dar. A Internet é uma poderosa ferramenta de informação e esclarecimento de dúvidas. 

Assim, sem prejuízo da utilidade que o período de reflexão tem para o Cliente, antes de concluir uma compra a CHIPMAN recomenda aos seus Clientes a leitura e, se possível, o cumprimento dos seguintes pontos:

 

(i) Certifique-se de que o produto vai de encontro ao que pretende.

(ii) Faça uma pesquisa pelo produto nos motores de busca, veja vídeos desse produto no youtube ou coloque as suas dúvidas através de um dos nossos contactos. Não se esqueça: a internet é uma poderosa ferramenta de informação e esclarecimento de dúvidas.

(iii) Confirme se tem algum amigo, colega ou familiar que tenha o produto que pretende adquirir e, em caso positivo, veja se é possível obter feedback.

(iv) Caso vá comprar/levantar o seu equipamento em Loja Física, coloque ao vendedor todas as questões que achar necessárias.

(v) Depois de adquirido o produto, tenha sempre cuidado na abertura da caixa/embalagem, e veja como tem o equipamento, acessórios e manuais dispostos dentro da caixa/embalagem.

Em caso de devolução/troca, quanto mais respeitar as condições em que devolve o produto, mais fácil tornará a tarefa para todas as partes envolvidas.

6. Condições Empresariais

A CHIPMAN disponibiliza apenas de garantia de 6 meses para entidades empresariais ou que efetuam as suas compras para o uso profissional ou relacionado à sua atividade.   Conforme o ponto 1.4. Caso o Cliente não se qualifique como um consumidor (por exemplo, se a compra tiver sido efetuada por uma empresa), e fora dos casos abrangidos pela Garantia de Satisfação, a apreciação de qualquer pedido de troca/devolução suscitado pelo Cliente ficará sujeito a apreciação casuística da CHIPMAN e poderá ser por esta recusado, de acordo com o seu livre critério.

7. Cancelamento de Encomendas

Caso a sua encomenda ainda não tenha sido expedida ou entregue, poderá efetuar o cancelamento da mesma junto do nosso apoio ao cliente, caso contrário terá que efetuar o pedido junto do nosso apoio com base nos pontos anteriores.